sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscar 2013.



  Pela primeira vez, na história deste universo, eu consegui conferir todos os filmes indicados a categoria de Melhor Filme pelo Oscar, antes da cerimônia propriamente dita ir ao ar. Vantagens de se morar em uma capital, obviamente, visto que, lá na minha antiga cidade, Django Livre está para estrear daqui dez dias...
  Muitas pessoas, já desistiram da Academia e não conferem mais a premiação, devido a uma sucessão de fiascos desde-não-sei-quando. Bom, claro que eu não faço parte desse nicho. Eu ainda vejo esse festival de injustiças e, torço, xingo e me divirto, como se fosse natural, premiarem Guerra ao Terror ao invés de Avatar...
  Gosto muito de ver a cerimônia, e minha expectativa está a mil este ano, já que teremos nela, uma homenagem aos ânus de 007 e a participação da galera de Os Vingadores, tudo isso comandado pelo demente do Seth MacFarlane.
  Isso só pode ser um presente de Odin, minha gente, então não sejamos mal agradecidos. Assistamos esta premiação defasada! Comprometemo-nos a nunca mais assisti-la depois das entregas imerecidas!  Torçamos pra que Ryan Gosling esteja na platéia, vestido de Armani!
  Portanto, sem mais delongas,ta aí, minhas opiniões rápidas e desprovidas de cérebro, dos 9 indicados ao Oscar de Melhor Filme 2013.


ARGO de Ben Affleck
  Um filme que comprova o verdadeiro talento de Affleck. Um filme sobre uma Hollywood que relativiza o patriotismo de seu próprio país. Um filme que atualiza o  melhor dos thrillers políticos da década de setenta.  Com boas atuações, uma inquestionável qualidade técnica e um equilíbrio cuidadoso entre drama e comédia, Argo merece a estatueta por conseguir ser o filme mais completo, efetivo e humano do ano, sem maneirismos e pretensões. Um puta filme.


O LADO BOM DA VIDA de David O. Russell
  Uma comédia romântica que alcança níveis altos ao investir em originalidade. Diálogos ágeis e bem articulados me prenderam a cada minuto do filme. Seu ritmo é envolvente, e a química da dupla Lawrence e Cooper, não poderia ser melhor. Um filme sensível com um timming perfeito. Na minha opinião, não é material para Oscar, embora seja um filme excelente.


OS MISERÁVEIS de Tom Hooper
  158 minutos de filme – isso dá pouco mais de duas horas e meia de musical. E quando eu digo musical... É musical MESMO. São quase inexistentes as intervenções textuais, e é justamente por isso que o filme, é MUITO cansativo. O que é uma pena.  A história é clássica e agradável, o figurino deslumbrante, as atuações de Jackman e Hathaway merecem ser aplaudidas de pé e  performance dela cantando “I dreamed a dream”, é pra se assistir de joelhos. Mas o filme é lotado de problemas de montagem e roteiro e têm uns planos angulares pra lá de bizarros. Tom Hooper deixou-se cair na armadilha da pretensão e não vai levar, em hipótese alguma, um Oscar por esse filme.


LINCOLN de Steven Spielberg
  O filme certo, sobre o personagem certo. É uma produção essencialmente americana sobre a grandeza americana. A atuação de Day Lewis é... Afinal, o que é Daniel Day Lewis? Não é ele ali. Não é um ator, fazendo um dos maiores presidentes que o mundo já teve. Não. O que a gente vê , é o próprio Lincoln reencarnado, saído direto da tumba pra fazer parceria com Spielberg. Por ser um filme biográfico, as mais de duas horas de duração, não ajudam. Em alguns momentos a película se torna maçante e acaba se emperrando. Filme ótimo? Com certeza. Filme perfeito? Só para os americanos e suas diversas premiações.


AS AVENTURAS DE PI de Ang Lee
  Ang Lee é o cineasta da sensibilidade e nos deu a melhor adaptação literária do ano e certamente uma das minhas preferidas em todos os tempos. O filme é uma alegoria sobre a fé ou um tratado acerca da razão?. Um filme que agrega tudo o que há de bom do cinema (roteiro,montagem,fotografia, edição) e acaba seduzindo nossos olhos pra depois persuadir nosso coração e nossa reflexão. Simplesmente perfeito e inesquecível.


DJANGO LIVRE de Quentin Tarantino 
  O filme menos Tarantino, de Quentin Tarantino. Não vemos aqui a narrativa não-linear que marcou seus filmes anteriores nem a verborragia de vários de seus inesquecíveis e longos diálogos. O filme tem problemas de ritmo e os cortes não funcionam de forma dinâmica. E mesmo assim, é um filmaço, um dos western spaghetti  mais maneiros já realizados. Waltz, DiCaprio, Jackson, trilha sonora anacrônica perfeita, referências aos montes, estética colorida e personagens icônicos, fazem de Django um retrato vigoroso acerca da escravidão. Não é perfeito, mas consagra Tarantino como o único diretor com mais de 20 anos de carreira, sem nenhum filme ruim.


AMOR de Michael Haneke
  O filme é lento e arrastado. O que cai como uma luva, já que se trata de história acerca das limitações inerentes à velhice. O roteiro é bem amarrado, contudo se não fosse por Riva e Trintignant, o filme não teria a força que tem. Quase não há música e os planos têm cortes sempre secos . E mesmo assim, não é um filme pesado pela estrutura ou qualidade do roteiro e sim pela carga emocional que possui. Um filme muito lindo, que mereceu cada uma de suas indicações.


A HORA MAIS ESCURA de Kathryn Bigelow
  Um filme importante e precisamente bem construído. A humanidade de sua  protagonista,Jessica Chastain, é arrasadora. O roteiro é de estrutura bem simples e quase não cai na armadilha de fazer sensacionalismo . Porém é longo demais, tem um segundo ato inchado e cenas de tortura que mais parecem querer chamar a atenção do que ajudar no desenvolvimento da história. Eu admiro quem aborda a contemporaneidade no cinema, mas isso não faz com que um filme seja excepcional. Este no caso, ficou no razoável.


INDOMÁVEL SONHADORA de Benh Zeitlin
  A graça e a espontaneidade da pequenininha e impressionante Quvenzhané Wallis dão partida ao encantamento que Indomável Sonhadora apresenta do inicio ao fim. É um trabalho tocante que caminha entre o real e o fantástico que chama a atenção da crítica e do público para a importância e a qualidade cada vez maior dos filmes independentes. É um Davi no meio de vários Golias. É o filme pequeno, com mais grandeza que eu já vi.


4 comentários:

  1. Maneiro, mas eu jamais me arrisquei a ver outro filme do Ben Affleck desde o Demolidor.

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  2. Minha torcida por Argo e Lado bom da vida, pena q nao vao levar. Lincoln leva tudo.

    E veja Argo, nao sabe o q ta perdendo, filme tenso d+

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  3. e que papo é esse de "ânus de 007 " ???? tu ta loca!!

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