Pela primeira vez, na história
deste universo, eu consegui conferir todos os filmes indicados a categoria de
Melhor Filme pelo Oscar, antes da cerimônia propriamente dita ir ao ar.
Vantagens de se morar em uma capital, obviamente, visto que, lá na minha antiga
cidade, Django Livre está para estrear daqui dez dias...
Muitas pessoas, já desistiram da
Academia e não conferem mais a premiação, devido a uma sucessão de fiascos
desde-não-sei-quando. Bom, claro que eu não faço parte desse nicho. Eu ainda
vejo esse festival de injustiças e, torço, xingo e me divirto, como se fosse
natural, premiarem Guerra ao Terror ao invés de Avatar...
Gosto muito de ver a cerimônia, e minha
expectativa está a mil este ano, já que teremos nela, uma homenagem aos ânus de
007 e a participação da galera de Os Vingadores, tudo isso comandado pelo
demente do Seth MacFarlane.
Isso só pode ser um presente de
Odin, minha gente, então não sejamos mal agradecidos. Assistamos esta premiação
defasada! Comprometemo-nos a nunca mais assisti-la depois das entregas
imerecidas! Torçamos pra que Ryan Gosling
esteja na platéia, vestido de Armani!
Portanto, sem mais delongas,ta aí,
minhas opiniões rápidas e desprovidas de cérebro, dos 9 indicados ao Oscar de
Melhor Filme 2013.
ARGO de Ben Affleck
Um filme que
comprova o verdadeiro talento de Affleck. Um filme sobre uma Hollywood que
relativiza o patriotismo de seu próprio país. Um filme que atualiza o melhor dos thrillers políticos da década de
setenta. Com boas atuações, uma inquestionável qualidade técnica
e um equilíbrio cuidadoso entre drama e comédia, Argo merece a estatueta por conseguir ser o filme mais
completo, efetivo e humano do ano, sem maneirismos e pretensões. Um puta filme.
O LADO BOM DA VIDA de David O. Russell
Uma comédia romântica que alcança níveis
altos ao investir em originalidade. Diálogos
ágeis e bem articulados me prenderam a cada minuto do filme. Seu ritmo é
envolvente, e a química da dupla Lawrence e Cooper, não poderia ser melhor. Um
filme sensível com um timming perfeito. Na minha opinião, não é material para
Oscar, embora seja um filme excelente.
OS MISERÁVEIS de Tom
Hooper
158 minutos de filme – isso dá pouco
mais de duas horas e meia de musical. E quando eu digo musical... É
musical MESMO. São quase inexistentes as intervenções textuais, e é justamente
por isso que o filme, é MUITO cansativo. O que é uma pena. A história é clássica e agradável, o figurino
deslumbrante, as atuações de Jackman e Hathaway merecem ser aplaudidas de pé e performance dela cantando “I dreamed a dream”, é pra se assistir
de joelhos. Mas o filme é lotado de problemas de montagem e roteiro e têm uns
planos angulares pra lá de bizarros. Tom Hooper deixou-se cair na armadilha da pretensão
e não vai levar, em hipótese alguma, um Oscar por esse filme.
LINCOLN de Steven Spielberg
O filme certo, sobre o personagem certo. É uma produção essencialmente americana sobre a
grandeza americana. A atuação de Day Lewis é... Afinal, o que é Daniel Day Lewis? Não é ele
ali. Não é um ator, fazendo um dos maiores presidentes que o mundo já teve.
Não. O que a gente vê , é o próprio Lincoln reencarnado, saído direto da tumba
pra fazer parceria com Spielberg. Por ser um filme biográfico, as mais de duas
horas de duração, não ajudam. Em alguns momentos a película se torna maçante e
acaba se emperrando. Filme
ótimo? Com certeza. Filme perfeito? Só para os americanos e suas diversas
premiações.
AS AVENTURAS
DE PI de Ang Lee
Ang Lee é o cineasta da sensibilidade e nos deu a melhor adaptação literária do ano e certamente uma das minhas preferidas em todos os
tempos. O filme é uma alegoria
sobre a fé ou um tratado acerca da razão?. Um filme que agrega tudo o
que há de bom do cinema (roteiro,montagem,fotografia, edição) e acaba seduzindo
nossos olhos pra depois persuadir nosso coração e nossa reflexão. Simplesmente
perfeito e inesquecível.
DJANGO LIVRE de Quentin Tarantino
O filme menos Tarantino, de Quentin Tarantino. Não vemos aqui a narrativa não-linear que
marcou seus filmes anteriores nem a verborragia de vários de seus inesquecíveis
e longos diálogos. O filme tem problemas de ritmo e os cortes não
funcionam de forma dinâmica. E mesmo assim, é um filmaço, um dos western spaghetti mais maneiros já realizados. Waltz, DiCaprio, Jackson, trilha sonora
anacrônica perfeita, referências aos montes, estética colorida e personagens
icônicos, fazem de Django um retrato vigoroso
acerca da escravidão. Não é perfeito, mas consagra Tarantino como o
único diretor com mais de 20 anos de carreira, sem nenhum filme ruim.
AMOR de Michael Haneke
O filme é lento e
arrastado. O que cai como uma luva, já que se trata de história acerca
das limitações inerentes à velhice. O roteiro é bem amarrado, contudo se
não fosse por Riva e Trintignant, o filme não teria a força que tem. Quase não
há música e os planos têm cortes sempre secos . E mesmo assim, não é um filme
pesado pela estrutura ou qualidade do roteiro e sim pela carga emocional que
possui. Um filme muito lindo, que mereceu cada uma de suas indicações.
A HORA MAIS
ESCURA de Kathryn Bigelow
Um filme importante e
precisamente bem construído. A humanidade de sua protagonista,Jessica Chastain, é arrasadora. O roteiro é de estrutura bem simples e quase não cai na armadilha de
fazer sensacionalismo . Porém é
longo demais, tem um segundo ato inchado e cenas de tortura que
mais parecem querer chamar a atenção do que ajudar no desenvolvimento da
história. Eu admiro quem aborda a contemporaneidade no cinema, mas isso
não faz com que um filme seja excepcional. Este no caso, ficou no
razoável.
INDOMÁVEL
SONHADORA de Benh Zeitlin
A graça e a espontaneidade
da pequenininha e impressionante Quvenzhané Wallis dão partida ao encantamento que Indomável Sonhadora apresenta do inicio ao fim. É um trabalho tocante que
caminha entre o real e o fantástico que chama a atenção da crítica e do público
para a importância e a qualidade cada vez maior dos filmes independentes.
É um Davi no meio de vários Golias. É o filme pequeno, com mais grandeza que eu
já vi.
Maneiro, mas eu jamais me arrisquei a ver outro filme do Ben Affleck desde o Demolidor.
ResponderExcluirMinha torcida por Argo e Lado bom da vida, pena q nao vao levar. Lincoln leva tudo.
ResponderExcluirE veja Argo, nao sabe o q ta perdendo, filme tenso d+
e que papo é esse de "ânus de 007 " ???? tu ta loca!!
ResponderExcluirPi é o melhor.
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